Nossa história

Debruçado sobre o mar incomparável do Rio de Janeiro, convivendo em perfeita harmonia com a natureza. Um sedutor convite aos encantos do prazer. Desfrute de todo o charme do Costa Brava Clube e sinta-se privilegiado. Construído a partir da idéia de ser um navio no meio do mar, o clube não é um marco somente na arquitetura, mas também na vida social de nossa Cidade.

1962

Os irmãos Menescal acampam na Praia da Joatinga e vislumbram a Ponta do Marisco. Da bela cena onde as ondas se chocam contra os rochedos nasce um sonho chamado Costa Brava Clube

1962

Lote Especial número 1 do Joá é vendido para a família Menescal pela Companhia de Expansão Territorial. Cem sócios participam da fundação do clube e as primeiras obras foram iniciadas.

1963

Primeira atração do Costa Brava Clube, a piscina salgada foi inaugurada pouco mais de um ano após a fundação. Repleta de água do mar, já permitia receber até 400 pessoas.

1963

Ponta do Marisco: apesar da dificuldade de acesso à isolada península, perseveram os esforços para a contrução do clube.

1964

Elevador de carga manual: operários da obra utilizavam este aparato para içar pesados materiais.

1964

A relaxante convivência na piscina em contraste com o trajeto desafiador dos profissionais envolvidos na construção do clube.

1965

Sobre o ístmo, centenas de estacas e vigas anunciavam o esplendor da magnífica estrutura que estava sendo erguida.

1965

A epífania de Menescal tomava forma e já atraia olhares curiosos de diversos apreciadores da cena carioca da época.

1965

Piscina salgada: A aclamada extensão do mar foi eleita como cartaz do 4º centenário da cidade maravilhosa.

1965

O renomado engenheiro responsável pela construção da ponte foi Walter Couto Pfeil.

1965

A materialização do sonho em processo. Pavimentos adjacentes à piscina estavam concluídos.

1965

Noventa e seis metros de comprimento e toneladas de concreto protendido. A ponte do Costa Brava Clube traçava um novo marco arquitetônico carioca apontando para o mar.

1965

Vemaguets, fuscas e mais: o clube atraia a nata da boemia carioca e cada vez mais apaixonados por sua beleza singular surgiam de todas as partes da cidade.

1966

As instalações ganhavam forma. A ponte havia sido finalizada. O clube já colhia frutos do sucesso.

1966

Investimento. Bravura. Empenho. Amor. E tudo acontecia. Obras dos primeiros pavimentos concluídas, mas ainda havia muito trabalho pela frente.

1966

Um ano de ouro para o clube que ganhou uma boate e este espaço foi palco de festividades memoráveis. Sócios transitam sobre a ponte de acesso.

1966

Visto de cima, o clube projetado pelos irmãos Ricardo e Renato Menescal, ambos arquitetos, já era um deleite para os olhos de quem o contemplava, mesmo antes de sua conclusão.

1966

A entrada do Costa Brava Clube.

1968-70

A construção das quadras poliesportivas coicidem com o auge da popularidade do clube. Com muito mais sócios o local passou a ser ponto de encontro para amantes do esporte. Até a seleção brasileira de 70 passou por aqui.

As imagens expostas pertencem ao Acervo do Costa Brava Clube. Alguns períodos informados foram estimados com base em relatos de sócios-fundadores. A autoria das fotos é desconhecida até o momento.

1981

É criado o playground, um espaço voltado para a criançada. Equipado com piscina, pista de patins, amarelinha, labirinto e outras coisinhas mais, o parquinho é também um motivo de tranqüilidade para os pais.

1982

Fica pronto o Salão Nobre, abrigando sempre os principais eventos sociais do clube. Cinco anos depois.

1987

Em comemoração ao seu Jubileu de Prata, é realizado um evento com a apresentação de músicos como Roberto Menescal, Nara Leão e Carlinhos Lira. Uma inesquecível festa, à altura do Costa Brava. Neste ano também é inaugurado o auditório com vídeo e telão e o salão de sinuca.

1990

É reformada a sauna da piscina salgada e todo o entorno da piscina. No campo de futebol é colocada grama sintética, criando-se, ainda um confortável complexo para a prática de tênis.

2019

Atualmente, além da manutenção de tudo que foi construído, estamos restaurando a boate para sua reinauguração, bem como estamos fazendo obras de melhorias no pesqueiro e nas termas, substituindo toda iluminação do clube por led. Assim ano a ano continuamos a ser o mais charmoso clube do Rio de Janeiro.